quinta-feira, 16 de abril de 2015

IV Olimpíadas Nacionais de Filosofia em Montemor-o-Novo




A Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo vai acolher, nos próximos dias 17 e 18 de Abril, o evento das IV Olimpíadas Nacionais de Filosofia. O objectivo será seleccionar dois alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que este ano se realizarão em Tartu, na Estónia, no próximo mês de maio.

A escola de Montemor receberá 75 alunos oriundos de 35 escolas, de norte a sul do país. O pretexto é a Filosofia ou o pensar filosófico, o objectivo é aprender a pensar em grupo, partilhando pontos de vista e convivendo de forma saudável.
Montemor vai ser, durante dois dias, o centro nevrálgico do Pensamento e da Filosofia. A escola e a cidade já mereciam uns dias assim!! A minha colega Cristina Ferreira, professora de Filosofia, está aos comandos desta grande "empreitada"!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

PET? What for?


Andam para aí uns exames que me causam alguma espécie. Não me parece muito lógico que alunos da disciplina de Inglês das escolas de Portugal se submetam a um exame para aferir do seu grau de competência Oral e Escrito naquela língua. Sinto que tanto a empresa organizadora da coisa – o Instituto Cambridge – como o Estado português que se lhe associou estão a passar, deliberadamente, um atestado de incompetência aos professores de Inglês deste país e, isso, por muitas voltas que lhe dê, não consigo admitir. Mais: desde quando precisam os professores de Inglês de se submeter a uma prova, supervisionada pelo Instituto Cambridge, para atestar da sua competência para corrigir esses tais exames que me andam a causar espécie? Isto acontece no meu país, porque as instâncias que me são hierarquicamente superiores o fomentam e permitem. Cá para mim, há aqui qualquer história mal contada. Ou, então, estão todos a ficar completamente insanos.
Além do mais, não vejo utilidade num diploma a certificar essas competências, se os alunos, (sobretudo os de 9.º ano) ainda têm de passar mais algum tempo na escola até poderem aceder a um emprego ou à universidade, tornando-se aqui, de facto, importante sabermos o seu grau de proficiência… Até lá, os diplomas pagos pelos pais ficam fora de prazo e os bolsos, dos pais, ficam um bocadinho mais vazios. Gostava de reflectir sobre a posição dos sindicatos em relação a esta questão (se é que a têm) e, principalmente, saber qual é o papel da Associação Portuguesa de Professores de Inglês no meio de tudo isto. Em suma: quem é que anda a ganhar dinheiro à custa dos nossos alunos e porquê. Vamos continuar assim? Vamos? Ninguém é Charlie?


In O Montemorense, Abril 2015

Distraídos crónicos...

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