segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eu não dizia?


MEDINA CARREIRA: "O Estado Novo naufragou por falta de solução para as guerras coloniais; sem resposta eficaz para o presente afundamento económico, a actual actual democracia mergulhará o País numa confusão financeira e social, de efeitos dificilmente previsíveis, e acabará por ser substituída."


Por outras palavras: estamos MESMO tramados. (Vislumbro no horizonte alguns candidatos a salvadores da pátria.)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Coral de São Domingos - À MARGEM


Vem aí o novo CD. Aqui fica um pré-aviso. Gostava que os meus 9 leitores lá estivessem.

Nove abraços.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Manuela Ferreira Light

No denominado curto programa de governo, a senhora candidata a primeira-ministra afirma suspender o actual modelo de avaliação dos professores. A ideia não é má. É capaz de roubar alguns votos ao engenheiro. Eu até votava PSD depois de ter ouvido esta ideia brilhante. O problema é o que virá substituir este actual simplex que ela quer suspender. Provavelmente, um modelo... light. É a velha e escatológica história das moscas.
Que os professores não podem continuar divididos nas actuais categorias, isso não podem. Que a sua importância e autoridade devem urgentemente ser recuperadas, disso não há dúvida. Que seja o PSD a fazê-lo, aí a dúvida subsiste.

(Ainda não consegui esquecer que foi esta senhora quem começou a desrespeitar os professores quando foi ministra da educação - 1993/1995 - de um tal Cavaco Silva.)


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sexo? Só depois de casados, claro

É neste pensamento, misterioso e completamente anacrónico, que se resume o veto de Cavaco Silva à Lei das Uniões de Facto. Como disse uma amiga minha, professora e historiadora, a propósito de outros preconceitos, "as mentalidades são as barreiras mais difíceis de mudar." E são.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por favor, senhor Primeiro-ministro!

Mais sucesso escolar não é sinónimo de melhor ensino!
Mais sucesso escolar não é sinónimo de mais conhecimento!
Mais sucesso escolar não é sinónimo de mais exigência!

26 anos de carreira, com 3 reformas do sistema educativo e 14 ministros da Educação desde 1983 ( e 25 desde o 25 de Abril), são suficientes para acreditar no que escrevo.
O mais grave é que o senhor Primeiro-ministro... concorda comigo.

sábado, 22 de agosto de 2009

Lucidez

O senhor da esquerda, auto-proclamado salvador da pátria que ditosos filhos tem, apresenta um programa que ata o país ao fundo do pego (porque já lá chegámos); a senhora da direita não apresenta programa e não gosta de falar com "powerpoint", embora adore jornalistas que a ajudem a esquecer que está numa entrevista séria e de responsabilidade; o senhor Louçã fala a metro mas não passa dali; o senhor Jerónimo fala ao coração das massas (que são cada vez mais jovens) mas não consegue modernizar o discurso; o senhor Portas diz algumas verdades mas não acredita nelas e muito menos sabe como concretizá-las.

Vota-se em quem?
Vota-se?
E os quinhentos mil desempregados votam em quem?
No seu romance Ensaio sobre a Lucidez (Ed. Caminho - 2004), Saramago mostra-nos as possíveis consequências do voto em branco. São verdadeiramente aterradoras. Leiam e reflictam.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Não têm que fazer??


Os Segredos de Belém

Afinal, o interesse de Sócrates era apenas um: descobrir se a D. Maria Cavaco sabia a receita dos Pastéis de Belém.
A montanha deu à luz um ratinho ou, como diria também um cultivador de segredos, crises políticas e traições, much ado about nothing!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

... se houver gente suficiente do outro lado para nos atender.

A bronca já começou e ainda só temos pouco mais de 1.000 infectados com o vírus da Gripe A. Quando chegar o Outono e forem alguns milhões com febres altas e má-na-sê-quê, fecha-se o país e espera-se que passe a má onda. Reparo agora: se a maioria dos portugueses estiver de quarentena no dia das eleições legislativas... lá vai o BE para o poder. Não há vírus que entre com aquela malta!


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Primeira anedota da rentrée

"Estamos longe disso [do fim da crise], é certo, mas foi um primeiro sinal, como um dos países que mais rapidamente saiu da condição de recessão técnica em que tínhamos mergulhado há nove meses". Comentários para quê?

Já agora... o que é a recessão técnica? Menino ou menina?

domingo, 16 de agosto de 2009

Depois da nona... pode haver a décima

Gosta de música erudita?
Gosta de Beethoven?
Gosta de Viena de Áustria?
Gosta de livros policiais?
Gosta de escritores espanhóis?
Gosta de livros inteligentes?

Toca a ler A Décima Sinfonia!

A Décima Sinfonia
Joseph Gelinek
Casa das Letras (2008)

sábado, 15 de agosto de 2009

Nunca mais chove!

Praia? Areia, multidão, cansaço, sol...
Piscina? Água, gente a rodos no mesmo tanque que nós, fluídos corporais anónimos refiltrados, cansaço, sol...
Banheira! Em casa! O mais higiénico que pode haver! E sem multidões inconvenientes.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alfred Hitchcock (1899-1980)

Faria hoje 110 anos de vida o realizador de Janela Indiscreta, (1954), A Mulher que Viveu Duas Vezes (1958), Intriga Internacional (1959), Psico (1960), Os Pássaros (1963), só para referir os mais conhecidos.
O mestre do suspense dirigiu, muitas vezes de forma pouco pacífica, alguns dos maiores nomes de Hollywood: Ingrid Bergman, Gregory Peck, James Stuart,
Janet Leigh, Jimmy Stuart, Doris Day, Henry Fonda, Kim Novak, Anthony Perkins, a mítica Grace Kelly, Paul Newman, Julie Andrews, entre muitos outros.
Presença de culto na filmoteca cá de casa, tornou-se recentemente, e por motivos que para o caso não interessam, mais assíduo no écran, mais conhecido e, por isso, mais profundamente estudado e admirado.
Vejam os seus filmes e serão levados, pelo menos, a uma rápida conclusão: depois de Hitchcock, nada foi igual na linguagem do cinema e na forma como alguns filmes geniais nos levam a enfrentar os nossos próprios terrores.

domingo, 9 de agosto de 2009

Elvas ganzada

Os fumos de Elvas a espalharem-se por Espanha e Norte de África

Estamos na época dos festivais de Verão. Criados na linha do velhinho Woodstock para a malta poder fumar umas ganzas à vontade. Estou neste momento às portas do festival de Elvas. Respirei um pouco mais fundo para evitar a poeirada e tá a dar-me qalquer cosa squezita... ganda von...ta...de de rir... ganda xpetakulo... hop ljvn aaeiiopoi gggooo hlaaa. ehehehehehehe! Ati Lago! Ató Ligo! Até Logo!

sábado, 8 de agosto de 2009

"Tá Laáa…?"

Raúl Solnado (1929-2009)

Logo que chegou onde agora se encontra, Solnado provocou de imediato umas boas gargalhadas aos elementos do comité de recepção. O seu humor era (é) intemporal. O nosso primeiro aplauso póstumo para o humorista português que não precisou de palavrões para desafiar o status quo... antes e depois da Revolução.

Distraídos crónicos...

Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal